EXPORTAÇÃO - Função estratégica
As exportações têm função estratégica para o desenvolvimento de qualquer país, pois negociar com o mercado externo possibilita a captação de divisas necessárias para o aumento da riquezas interna, geração de empregos e desenvolvimento. Ciente dessa importância, órgãos governamentais e entidades representativas do setor industrial vêm desenvolvendo projetos de incentivos à exportação, com forte ação na divulgação dos produtos brasileiros no mercado externo, desburocratização dos procedimentos de exportação, treinamentos e concessão de linhas de financiamentos.
Um grande esforço é necessário para atingir um nível ideal de competitividade com o mercado externo. Isto requer grandes investimentos no setor produtivo como também na infra-estrutura dos aeroportos, portos e centros de logistica, pois são as portas de saída dos produtos brasileiros. A legislação é o instrumento de abertura e de controle, logo precisa ser continuamente aperfeiçoada para trazer agilidade aos processos de exportação.
A disseminação da cultura de exportação contribui positivamente para encorajar os empresários brasileiros para uma nova realidade de competitividade internacional como alavanca para seus negócios, devendo ser uma aliada aos projetos de incentivos.
Finalmente, as medidas de redução do "Custo Brasil" têm que ser efetivas para possibilitar aos micros e médios empresários grande poder de competição no mercado internacional.
Um grande esforço é necessário para atingir um nível ideal de competitividade com o mercado externo. Isto requer grandes investimentos no setor produtivo como também na infra-estrutura dos aeroportos, portos e centros de logistica, pois são as portas de saída dos produtos brasileiros. A legislação é o instrumento de abertura e de controle, logo precisa ser continuamente aperfeiçoada para trazer agilidade aos processos de exportação.
A disseminação da cultura de exportação contribui positivamente para encorajar os empresários brasileiros para uma nova realidade de competitividade internacional como alavanca para seus negócios, devendo ser uma aliada aos projetos de incentivos.
Finalmente, as medidas de redução do "Custo Brasil" têm que ser efetivas para possibilitar aos micros e médios empresários grande poder de competição no mercado internacional.
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